RSS
Somos dois professores de Educação Tecnológica que resolveram criar um espaço para partilha de ideias! Alexandre e Helena

Dia Mundial da Energia


Amanhã é o Dia Mundial da Energia. Hoje celebrou-se na EB2,3 de Vila Caiz este dia antecipadamente. Foi um dia marcado por duas palestras, uma a cargo da EDP (Eng.º Paulo Cruz) sobre "Energia e Desenvolvimento Sustentável" e outra sobre a "Barragem de Fridão, Sim ou Não?", a cargo do Dr. Emanuel Queirós do MCDT.
A primeira contou com a presença dos alunos de todos os 9º e 8ºs anos (à excepção do 8º B que não compareceu). Cerca de 100 alunos e respectivos professores ouviram atentamente os conselhos/dicas e os conteúdos muito bem apresentados pelo orador presente, que certamente serão muito úteis no dia-a-dia no sentido do uso mais eficiente da energia.

A segunda contou com a presença dos alunos do 9º A, 9º C e alguns do 7º B (infelizmente os alunos do 9º B não compareceram na palestra). Estes ouviram atentamente a informação brilhantemente passada pelo orador presente sobre os impactos negativos da futura barragem de Fridão. Abrimos as nossas mentes e tomamos conhecimento de factos nem sempre conhecidos e passados para a opinião pública.

Tanto uma palestra como outra foram muito enriquecedoras.
Paralelamente manteve-se a exposição na biblioteca e foram passados filmes e videos sobre a temática energia.
Brevemente iremos deixar uma apresentação com as fotos deste dia bastante preenchido.

Michael Faraday

E por fim, Michael Faraday, descrito como o melhor experimentalista da história da ciência.
De referir que muitos mais nomes poderiam aparecer nesta colecção de "marcadores de livros", no entanto ficam para uma próxima edição. Infelizmente não há possibilidade de imprimir e distribuir estes marcadores no dia 28 de Maio, pelo que quem estiver interessado tem toda a liberdade para os imprimir deste blogue.



James Joule

E agora o percursou da Lei de Joule - James Joule.


Programa "Dia Mundial da Energia"

Fica o programa da celebração do Dia Mundial da Energia, na Eb2,3 de Vila Caiz. Salientam-se:
- 11,00 horas - Palestra sobre "Energia e Desenvolvimento Sustentável, a cargo da EDP, para 8º e 9º anos;
- 14,30 horas - Debate de Ideias sobre a "Barragem de Fridão", com o Dr. Emanuel Queirós, para 9º anos;
- Durante todo o dia - Exposição na Biblioteca, visualização de videos sobre Energia e exploração de software sobre "Energia".


As actividades estão no entanto abertas a todos os interessados. Participem...

Henry Ohm

E agora, o homem que estabeleceu a lei básica da Electricidade - a Lei de Ohm. De nome Henry Ohm.

James Watt

Desta vez, temos o engenheiro inglês, James Watt.


A Barragem de Fridão - Sim ou Não?



Pois é, mais uma vez estamos perante a construção de uma barragem que poderá afectar a zona ribeirinha da nossa cidade. Depois da barragem do Torrão, em Marco de Canavezes, temos agora a barragem de Fridão a assombrar a nossa cidade. Lembro-me que na altura da barragem do Torrão, a minha escola e outra se manifestaram na cidade contra a sua construção, mesmo assim a mesma foi avante.
Agora como professor, propiciei a realização de um debate de ideias sobre a mesma, convidando o Dr. Emanuel Queirós do MCDT - Movimento de Cidadania para o Desenvolvimento do Tâmega. Este orador vai defender o Não à barragem, expondo o que de mal vai acontecer à nossa cidade com esta construção. Os alunos já sabem (dos conteudos de ET, CN e CFQ), as vantagens e desvantagens deste tipo de construções, pelo que vão assimilar o que estão a ouvir e contrapôr sempre que possivel, expondo as suas preocupações...
Se puderes não deixes de comparecer - dia 28 de Maio (sexta-feira), no auditório da Eb23 de Vila Caiz, por volta das 14:30h.

Para já fica algumas ligações com informação sobre a Barragem de Fridão:

Alessandro Volta

Desta feita temos o criador da Pilha de Volta, sim ele mesmo - Alessandro Volta.


Thomas Edison

O inventor da lâmpada - Thomas Edison.

Benjamin Franklin

Fica mais um marcador de livro. Desta feita de Benjamin Franklin, um grande inventor.

Colecção de Marcadores de Livros


Está próximo o Dia Mundial da Energia. Até lá iremos lanças aqui neste site uma série de marcadores de livros sobre os "Grandes Nomes da Electricidade". É uma espécie de associação com a Semana da Leitura que se celebra esta semana cá na EB2,3 de Vila Caíz. Também foi proposto aos alunos a realização de marcadores de livros sobre " Energia e Sustentabilidade". Assim que tivermos alguns iremos colocá-los aqui.
Relembro mais uma vez que se ainda não fizeste o teu Vira-vento para o Dia Mundial da Energia, ainda vais a tempo. Não deixes de participar.

e mais um...

Este é sobre Energia Eólica...

Mais um Video...

Desta feita da Marta e da Vânia do 9ºA... O tema: Energia Hídrica.

Os Metais

Fica um vídeo de alunos da EB2,3 de Alpendorada sobre os Metais, inserido na unidade temática "Os Materiais". Muito divertido e interessante este vídeo...

Videos sobre Energia...

Ficam mais uma série de vídeos sobre Energia, realizados pelos alunos do 9º ano. Fica o vídeo da Sandra do 9º A.

Projecto "Brincar com Energia"

Apesar de ainda não haver trabalhos prontos deste projecto, ficam algumas fotos do seu desenvolvimento... Entre maquetes, candeeiros eléctricos, carros solares, barcos solares, etc...

Rali Solar

Continuamos em prova. Fomos apurados para realizar a prova intermédia a 8 de Maio com o nosso carrinho Solar. Até lá muito trabalho há ainda pela frente...