RSS
Somos dois professores de Educação Tecnológica que resolveram criar um espaço para partilha de ideias! Alexandre e Helena

Torneio de Basketbol 3x3



Aqui fica o cartaz referente ao dia 17 de Dezembro, torneio de Basketbol 3x3, aqui na EB 2,3 de Alpendorada. O cartaz foi feito a pedido do Grupo de Educação Física.
EB2,3 Alpendorada

FELIZ NATAL

Os responsáveis por este Blogue desejam a todos os seus visitantes, colegas e alunos, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Boas Férias.

Balanço do 1º Período


Num breve e rápido balanço das aulas de Educação Tecnológica do 1º Período deste ano lectivo podemos dizer que as mesmas foram divertidas, mas, no entanto, muito trabalhosas.
Numa primeira fase, e durante as primeiras aulas da disciplina, os alunos aprenderam e consolidaram os sistemas de representação. Primeiramente, aprendemos a perspectiva cavaleira e as projecções ortogonais nomeadamente as respectivas vistas de um objecto, assim como esboçamos alguns objectos tridimensionais
Para além da matéria acima referida, também referenciamos as regras de um desenho técnico e as escalas a utilizar no desenho. Como falamos muito em objectos técnicos, também realizamos a análise técnica de objectos...
Com toda esta informação adquirida e ainda com a explicação de como se trabalha em projecto (Metodologia Projectual), cada grupo seguiu a  proposta do professor a realizou um protótipo de um chinelo e respectiva embalagem. Paralelamente ao projecto prático foi realizado um projecto teórico sobre o mesmo -  o chamado dossier de projecto.
Foi com isto que passamos uma maior parte do período, a construir o protótipo de chinelo. De cada escolha, de cada forma e de cada tema, produziram-se chinelos admiráveis, que foram avaliados pelo professor. Todos os grupos tiveram que fabricar uma embalagem para o chinelo que deveria ter a ver com o tema geral do chinelo.
Alguns alunos, terminaram os seus chinelos antes do tempo previsto, e como alguns também ainda não tinham realizado o dossier de projecto, aplicaram.se depois nessa tarefa. De nunca esquecer, que para o nosso sucesso, muito contribuiu a ajuda do professor Alexandre Marinho.
E como todas as disciplinas, após as posteriores avaliações, realizou-se a Auto e Hetero Avaliação.
E já agora deixo uma foto do meu chinelo...


Ricardo Martins, 9º C
EB2,3 Vila Caiz

Projecto "Design de um Chinelo" - Protótipos do 9º C

Ficam as fotos dos trabalhos da turma 9º C referentes ao projecto "Design de um Chinelo". Fica também a informação que a partir do 1º dia de aulas do 2º Período e durante uma semana serão expostos na Biblioteca da nossa escola os trabalhos referentes a este projecto. Não deixes de visitar...

EB2,3 Vila Caiz

Projecto "Design de um Chinelo" - Protótipos do 9º A e 9º B

Apesar das várias contrariedades ocorridas ao longo deste projecto e do facto de haver alguma relutância na sua realização, há que dizer que houve grande empenho por parte dos alunos. Foi tudo novo para eles e apesar de nem sempre as coisas terem saido bem ou conforme desejavam, o seu esforço superou todas as dificuldades. E já há trabalhos finais - são os trabalhos do 9º A e do 9º B.


EB2,3 Vila Caiz

Feira do Livro


Deixa-se aqui uma sugestão para visitares....
O cartaz foi trabalhado e manipulado no PhotoFiltre Studio X, a pedido do Departamento de Línguas, organizador do evento.
EB2,3 Alpendorada

Rali Solar 2009


Estão abertas até dia 30 de Dezembro, as inscrições para o Rali Solar. Trata-se de um concurso que visa contribuir para o desenvolvimento da cultura científica e empreendedorismo dos jovens na área do aproveitamento da energia solar através da realização de actividades experimentais.
O concurso propõe um conjunto de desafios para a apresentação de protótipos na área da energia solar que envolvam a conversão fotovoltaica, o aproveitamento térmico ou a produção de biocombustíveis.
Para mais informações visita o site ciência viva.


Caso estejas interessado em participar neste concurso fala com o teu docente de Educação Tecnológica.

World Press Photo

Dia 27 de Novembro, pela manhã, aí vamos nós...
Destino? Fórum da Maia para visitar a exposição do que melhor se vai fazendo em fotojornalismo por este mundo afora!
Esta exposição itinerante, conta com 185 imagens, de um total de mais 96 mil imagens, que 5508 fotógrafos de 124 países produziram. Lá estão a fotografia do ano mais as premiadas em cada uma das 10 categorias que integram o concurso.
O júri desta exposição, constituído por profissionais do sector, premiou 62 fotógrafos de 27 nacionalidades diferentes.
Aqui ficam algumas imagens, espelho dos acontecimentos que em 2008 "ilustraram" o dia-a-dia do planeta...
Para ver com olhos de ver e repensar....


EB2,3 Alpendorada