RSS
Somos dois professores de Educação Tecnológica que resolveram criar um espaço para partilha de ideias! Alexandre e Helena

Projecto "Jogo do Galo" - Passo a Passo


Mais uma vez o professor faz de antemão algumas soluções para o projecto a desenvolver. Desta feita apresenta duas soluções: uma utilizando madeira e outra utilizando fibras têxteis. Mais materiais serão postos à disposição dos alunos para assim se conseguirem soluções variadas permitindo a manipulação de vários materiais.

Material Necessário:
 - Solução 1
    - pedaço de madeira +  buchas de madeira;
    - berbequim + broca de madeira;
    - esquadro + lápis;
    - verniz + tinta
    - serrote;
- Solução 2
    - Pedaço de sarapilheira;
    - lã + agulha;
    - tesoura;
    - tecido +  botões;

Procedimentos:
1) Em relação à solução 1 - Corta-se a madeira, divide-se a mesma em secções quadrangulares de igual medida e faz-se um furo a meio de cada secção quadrada. na parte inferior do pedaço de madeira, fazem-se seis furos para colocar as peças (buchas de madeira). Enverniza-se e pinta-se 4 das 8 peças de cor preta.
2) Em relação à solução 2 - Faz-se o desenho pretendido e faz-se bordando a sarapilheira em ponto de cruz (ou outro ponto à escolha). Depois com um tecido faz-se uma bolsa na parte detrás da sarapilheira. Como peças podemos utilizar uns botões...


Projecto "Jogo do Galo"


E vamos por mãos à obra também neste projecto. Convém começar a idealizar e projectar aquilo que queremos efectivamente fazer. Por vezes a imaginação e a criatividade falha-nos, mas não vale a pena desesperar... aqui ficam algumas ideias.


Projecto "Design de Chinelo" - Passo a Passo


Fig. 4
Antes do início de qualquer projecto, o professor deve, sempre que possivel, realizar o seu "produto final" do projecto em questão. Neste caso o professor realizou um chinelo de dedo, utilizando uma das várias técnicas possiveis. Apercebeu-se de pormenores importantes, deparou-se com alguns problemas, algumas soluções e ideias engenhosas e conseguiu um produto final.
A saber:

Material Necessário (para o projecto da figura):
 - 2 Placas de E.V.A (amarelo e verde)
 - Supercola 3
 - Tesoura, X-acto, Lápis
 - Agulha e linha amarela
 - Marcador preto de tinta permanente
 - Outros materiais que queiras utilizar livremente, como fitas, flores, contas, tecidos, estampas, etc.

Procedimentos:
1) Utilizando o pé ou um chinelo traça, nas placas de E.V.A, quatro solas de chinelo (duas verdes e duas amarelas;
2) Utilizando a tesoura, corta as quatro solas;
3) Corta uma tira, na placa de E.V.A amarelo, com 1,5 cm de largura e cerca de 50 cm de comprimento;
4) Nas solas verdes, faz a marcação dos locais por onde a tira amarela irá passar (apoio de dedo e apoios finais do chinelo. Com o X-acto faz pequenos rasgos com cerca de 1,5 cm nesses locais;
5) Passa a tira por esses rasgos e ajusta-a à medida dos teus pés. Colas as extremidades na parte inferior da sola verde. Deixa secar.
6) Junto ao apoio do dedo, coze as duas porções de tira amarela, com o auxilio da agulha e linha;
7) Cola a sola amarela, à sola verde e deixa secar. Enfeita a gosto com logotipos, desenhos, mensagens, estampas, fitas, flores ou o que tu quiseres.

E aí tens o teu chinelo.

Quanto às variantes, de que podes usar e abusar, O ÚNICO LIMITE É A TUA IMAGINAÇÃO !!!!

Bom trabalho!!!


Fig. 3

Projecto "Design de Chinelo"

E se deitassemos mãos à obra?
Utilizando a borracha EVA (Etil Vinil Acetato), podíamos criar uns chinelos a gosto.
Podes utilizar os mais variados materiais.
Deixamos aqui algumas sugestões!!

Fig. 2
... e mais alguns!!

Fig. 1

Nota de Abertura

Olá
Somos dois professores de Educação Tecnológica, que já foram colegas de trabalho, mas que neste momento leccionam em duas escolas diferentes: EB2,3 de Alpendorada (Marco de Canaveses) e EB2,3 de Vila Caiz (Amarante).
Decidimos criar este blogue para partilhar ideias, projectos e saberes relativos à disciplina de Educação Tecnológica. Servirá como "montra" do nosso trabalho e pretende ser um auxilio, tanto a alunos como a colegas docentes, sempre no sentido de dignificar o ensino, em particular da disciplina de Educação Tecnológica.
Espero que gostem, que comentem e que encontrem aqui mais valias para o vosso trabalho/lazer.